Blog do Ourinhos

5.2.07

Chá, Aspicuelta e futebol


- Aceita um chá, senhor?
- Adoraria, mas... ele tem certificado ISO 3103?
Diálogo insólito esse, não? Mas desde 2003, graças ao bom senso e a alguns velhinhos pacientes, existe um guia de como preparar a xícara de chá perfeita, a venda aqui - o guia, não a xícara - , publicado pela Sociedade Real de
Química, o que, na verdade, não deve passar de um grupo de desocupados, preocupados em impressionar algumas senhoras de paladar refinado. OK, brincadeira, não vamos causar um incidente internacional: dentro da Sociedade Real de Química deve haver um grupo de velhinhos desocupados, pacientes e impressionados em preocupar, digo, preocupados em impressionar algumas velhinhas muito serelepes, digo, de fino trato e paladar delicado como orquídeas.
Indo ao que realmente importa, se é que isso é do interesse de alguém, tens aqui como se prepara o dito chá perfeito: "O método consiste na extração de substâncias solúveis de folhas secas de chá, contidas num recipiente esterilizado de porcelana ou cerâmica, de preferência inquebrável, por meio de água efervescente, como aspirina, seguida da transposição do líquido para uma xícara de porcelana branca ou de cerâmica. Em seguida deve-se examinar as propriedades organolépticas da erva infundida e do líquido, com ou sem leite, integral ou desnatado."
Será que os povos das antigas civilizações andinas seguiam este adorável processo? Segundo uma autoridade da época, o chá dos nativos era "bem melhor do que o chá preto, e suas propriedades fitoterápicas e psicossomáticas são até hoje inigualáveis". Palavras do sábio e pequeno padre jesuíta
João de Aspicuelta Navarro, que alguns séculos depois de sua morte, teria seu nome lembrado por engano e daria seu nome a uma famosa rua paulistana. Aliás, quem foi o infeliz que se lembrou do padre para batizar uma rua com o seu nome do meio? Difícil apontar culpados a essa altura, mas, também, nem tem mais tanta importância. Isso aconteceu num tempo longínquo, quando a expressão "x vezes o tamanho da Suíça" ainda nem existia. Muito menos "x vezes o tamanho da Bélgica".
Mas qual é o real tamanho da Suíça? Ninguém sabe ao certo, mas com certeza ela é algumas centenas de vezes o tamanho de um campo de futebol, imaginando, certamente, que esse seja um parâmetro confiável.

Labels: , , , , ,

4 Comments:

  • Gostaria eu de ter conhecido esse glorioso laboratório e ter acesso a tais criações.
    Eles cobram entrada?
    Beijo

    By Blogger Renato Ourinhos Russo, at 1:05 PM  

  • Então, estava pensando em organizar um protesto bem humorado em defronte à sede das Organizações Globo para tentar um movimento contra mensuração-baseada-em-objetos-de-medidas-variáveis.
    Acho que tem tudo pra dar certo!

    By Blogger Renato Ourinhos Russo, at 5:26 PM  

  • Iria ser começar o comment com o famoso hahahahhaha, mas em épocas de web 2.0, acho que isso ficou muito passé.

    Cara.. Aspicuelta. Por quê? Será que ele morreu naquela rua, repleta de altos, baixos e bares? O nome se encaixa bem ali, próximo à rua Girassol e outra estrela esquisita: Wisard.

    Esses links dão um charme indescritível ao blog. Isso é autêntico. Não posso deixar de falar que vc é o 23th most popular outgoing do PensarEnlouquece. Comi carret de carneiro hoje. Pena que não deu pra ir com vcs no carnaval da Vila Madalena (rua Harmonia!!!)

    Minha noite ontem foi esquisitíssima, assim como eu. Paro de exorcizar aqui. Boa hora para um filme.

    Abraços

    By Blogger Unknown, at 10:27 PM  

  • Uma bela descrição da vida da classe dominante no princípio do séc. XXI, o que voce acabou de fazer, caro Ata.
    Agradeço pela atenção, e aproveito para indagar-te: o filme foi suficientemente bom?

    By Blogger Renato Ourinhos Russo, at 9:49 AM  

Post a Comment

<< Home


 
eXTReMe Tracker
BlogBlogs.Com.Br