Blog do Ourinhos

3.2.07

Palavras grandes para um mundo pequeno


Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Você ainda vai ouvir esse nome. Ou não, porque ele é tão longo que pouca gente tem paciência e habilidades de dicção suficiente para pronunciá-lo. Pudera. Esse é maior topônimo (topônimo é um jeito xarope de dizer "nome de lugar") da Grã-Bretanha, um nome que é motivo de orgulho para todos os seus 3040 habitantes, que são conhecidos também pelo seu desemapenho nos concursos de soletragem, tradicionais na região. E pra complicar, a vila é didaticamente dividida entre seu centro antigo e a área mais nova: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch-uchaf e Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch-isaf. Esta última é motivo de chacota entre os quatrocentões da área antiga, que se gabam por terem uma letra a mais que os outros. Já a nova burguesia do centro novo diz que o nome mais curto dá um ar cool ao lugar
Esse nome de 58 letras foi concebido como uma tentativa de atrair turistas, para a cidade britânica com nome mais longo, em uma tentativa de seguir o método bem sucedido utilizado em uma pequena vila dos EUA, que conseguiu movimentar seu comércio explorando a peculiaridade de seu nome longuíssimo: El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Ángeles del Río de Porciúncula, mais conhecida como Los Angeles, ou LA para os íntimos. Ao contrário de sua correspondente britânica, a iniciativa deu certo e hoje a cidade é mundialmente conhecida pelo seu ótimo hot-dog, feito com salsicha de carne de tartaruga, além de algumas largas avenidas e pistas expressas que podem ser visualizadas no Google Earth, mesmo a uma altura equivalente à sua largura.
E como o destino prega peças adoráveis em todos, mesmo em cidades com nomes longos, o mundo viu a união entre esses dois lugares maravilhosos em Barbarella, clássico do cinema erótico de ficção. Jane Fonda, que interpreta a protagonista, morou durante anos (décadas? séculos?) em LA, e foi responsável por algumas das festas mais marcantes da história moderna da terra que abriga nada menos que o famoso letreiro de Hollywood. E o que raios Llanfair PG (a vila britânica) tem com tudo isso? Rá! O cansativo nome era usado como senha (!!!) para o quartel general do revolucionário Dildano, um dos vilões do filme. E assim fecha-se o ciclo? Sim, mas com uma participação especial de Duran Duran, que tomou o nome emprestado de outro personagem do filme. Ô mundo pequeno, sô!

Para me ouvir falando Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, clique aqui.

Labels: , , , , , ,

7 Comments:

  • impressionante!

    By Anonymous Anonymous, at 8:29 PM  

  • Loucura, não é?
    E pensar que alguns brasileiros se impressoionam com "paralelepípedo", "desconfortabilíssimo", etc.
    Abraço

    By Blogger Renato Ourinhos Russo, at 10:33 PM  

  • É, não dá pra negar que é estúpida, mas diria que é aplicada, deve ser nesse ponto que os europeus tiveram sua parte, e os brasileiros pegaram um pouco do sossego dos nativos, Rs.
    Preconceitos a parte, cada um explora sua criatividade de um jeito.
    Abs

    By Blogger Renato Ourinhos Russo, at 6:54 PM  

  • é você mesmo que fala?!

    By Anonymous Anonymous, at 11:44 AM  

  • Claro que sou eu. Depois de ter feito um curso de dicção com o Prof. Polito minhas habilidades tiveram uma considerável melhora e agora consigo dizer palavras que eu não consigo nem escrever.
    Beijo.

    By Blogger Renato Ourinhos Russo, at 11:55 AM  

  • ah eu duvido.

    By Blogger G. Tomé, at 12:36 PM  

  • Oquei. Podemos promover uma diz puta pra ver quem fala a palavra mais complicada.

    By Blogger Renato Ourinhos Russo, at 1:06 PM  

Post a Comment

<< Home


 
eXTReMe Tracker
BlogBlogs.Com.Br