Blog do Ourinhos

13.10.06

Mais uma do Henry Ford

Retirado de "Mais uma venda: A arte da persistência em vendas"
"Algumas pessoas são mais notáveis que outras. Alguns fatos são mais notáveis que outros. Pessoas notáveis mais fatos notáveis geram histórias fantásticas. Esta aconteceu com Henry Ford, quando os Estados Unidos ainda sofriam os efeitos de uma depressão, no conflituoso período entre-séculos. A economia ia mal e as coisas na América não estavam indo muito bem de modo que era comum ver garotos nas ruas pedindo esmolas, como se vê nos dias de hoje em alguns países subdesenvolvidos.
Ford andava tranqüilamente por Dearborn, conversando com Adam Bourne, que lhe acabar de propor uma sociedade, quando foi abordado por um moleque de rua:
- Dá uma moeda, tio?
O nosso herói continuou com seu andar firme, sem esmaecer. O garoto, que não era de desisitir facilmente, pediu mais uma vez:
- Dá, tio, um penny...
Em uma fração de segundo, porém, Ford reconheceu ali, em meio a todo aquele embaraço,uma oportunidade de matar dois coelhos: impressionar o possível parceiro e capitalizar em cima do garoto. Com toda naturalidade, propôs:
- Olha, garoto, não tenho uma moeda agora, se você assinar nesse X aqui, posso te financiar uma caixa de engraxate, sem entrada, em 24 vezes, com parcelas fixas.
Bourne, ficou estupefato com a perspicácia de Ford, e dobrou sua oferta. O menino aceitou a proposta e virou um engraxate bem sucedido e Ford teve mais uma chance de exercitar suas habilidades comerciais."
Boa história, não é?
Mas o autor esqueceu de dizer que Ford a usou no momento errado. Alguns anos mais tarde, quando deveria ter impressionado o governo brasileiro, que se negava a oferecer ajuda ao empreeendimento da Fordlândia, no norte do país, Ford já tinha gasto todas suas sacadas e teve que se retirar do país, tendo que adiar seu próximo milhão. Triste, não?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
eXTReMe Tracker
BlogBlogs.Com.Br